GUIA PRÁTICO PARA DESOCUPAÇÃO DE IMÓVEL NA MM IMÓVEIS
Siga nosso passo-a-passo com 3 etapas para notificar a desocupação.
Chegou o momento de desocupar o imóvel?
Entendemos que mudanças são momentos especiais na vida das pessoas, são momentos de busca, desejos e ansiedades, momentos de novos encontros e de sonhar com novas histórias.
A gente sabe que nesta hora podem surgir dúvidas, por isso queremos compartilhar com você nosso passo-a-passo e nosso checklist para facilitar nessa hora importante.
Lembre-se, estamos aqui para auxiliá-lo no que for preciso. Então, entre em contato com a gente quantas vezes precisar!
ETAPA 1.0 – VERIFICAÇÃO
1.1 - O que fazer primeiro?
Antes de Tudo…
Verifique atentamente o seu contrato de locação, eventuais adendos e vistorias, para relembrar os compromissos assumidos e não esquecer de nenhum detalhe!!!
1.2 - Aviso Prévio ou Multa Rescisória?
Nada de Surpresas!
Em seu contrato de locação estão registradas todas as orientações necessárias para essa questão.
Habitualmente, os contratos de locação reiteram o que diz a lei 8245/91:
- Se o contrato de locação ainda estiver em vigência antes dos 12 meses, será devido então, o pagamento da multa compensatória prevista em contrato;
- No entanto, se ja foi cumprido o prazo de 12 meses, a locação , é necessário registrar formalmente, com 30 (trinta) dias de antecedência minima, sua intenção e o motivo em devolver o imóvel;
Mas atenção:
Eventualmente seu contrato pode prever situações diferenciadas e são elas que você deve observar a seguir.
TUDO CONFERIDO? VAMOS PARA A ETAPA 2
ETAPA 2.0 – NOTIFICAÇÃO E ENVIOS DE DOCUMENTOS
2.1 - Notificação de desocupação
Notifique-nos sobre a desocupação
Em primeiro lugar vem o aviso prévio. Preparando o locador para a sua saída e a consequente perda daquela renda de aluguel, é necessário dar um aviso de desocupação de imóvel com pelo menos 30 dias de antecedência. Essa obrigação é prevista na Lei do Inquilinato.
Para notificar a desocupação, basta entrar em contato com a gente.
NOTIFICAR DESOCUPAÇÃO
2.2 - Enviar cópias de contas de Condomínio e CND, água e luz
Após realizada a notificação, já encaminhe uma cópia da sua conta de Condomínio, se houver, para facilitar seus procedimentos finais e adiantarmos as consultas e cálculos. E as últimas cópias da sua conta de luz, gás e água se houver.
Todas as cópias devem ser encaminhadas para o e-mail: marques_laiz@hotmail.com
NOTIFICAÇÃO FEITA E DOCUMENTOS ENVIADOS? VAMOS PARA A ETAPA 3
ETAPA 3.0 – CUIDADOS COM O IMÓVEL
3.1 - Cuidados com o estado de conservação do imóvel
Fique atento ao estado de conservação do imóvel!
Em caso de aparelhos de ar condicionado, aquecedor de gás e ou portão eletrônico os mesmos devem ser revisados (higienização e ou lubrificação) a cada 12 meses. Isso faz parte do conservação do imóvel.
Veja se tudo está em bom funcionamento, considerando sempre a vistoria inicial, abonos concedidos para benfeitorias e realize os reparos e consertos necessários, antes de efetuar a devolução das chaves.
A remoção de pertences, o descarte de lixo, a limpeza geral no imóvel, a verificação da calçada, a remoção de eventuais placas e luminosos (para os imóveis comerciais), são itens que devem ser observados.
Tudo precisa estar em ordem, para evitar que você pague aluguel com o imóvel já desocupado!
3.2 - Pintura das paredes
Quando é preciso pintar o imóvel?
Dúvida muito comum na hora da desocupação. veja abaixo quando é necessário fazer a pintura das paredes do imóvel-
Se você recebeu o imóvel com pintura nova;
Se você recebeu bonificações para pintá-lo;
Se a pintura está danificada além do desgaste natural;
Se você mudou o padrão original.
Você precisa pintar o imóvel, utilizando o mesmo tipo de tinta e cores aplicadas na época! (Salvo outros ajustes formalizados entre as partes)
TODOS OS CUIDADOS VERIFICADOS? VAMOS PARA A ETAPA 4
ETAPA 4.0 – VISTORIA DO IMÓVEL
Atenção:
A Etapa 4.0 deve ser feita com pelo menos 10 dias antes da data final de desocupação, então pode ser que você precise retornar a essa página, por isso é importante que você salve essa página nos seus favoritos.
4.1 - Agendando a vistoria do imóvel
(Com no mínimo 10 dias de antecedência da data final de desocupação do imóvel)
Após todas as etapas anteriores estarem cumpridas e verificadas vamos para a etapa final. A primeira coisa a se fazer é agendar a vistoria, que deve ser agendada com pelo menos 10 dias de antecedência da data final de desocupação.
Mas atenção:
Não desligue a energia junto a CPFL para não comprometer a vistoria. As contas deverão ser transferidas de volta ao proprietário do imóvel.
Para agendar a vistoria, clique no botão abaixo
AGENDAR VISTORIA
4.2 - O que levar no dia da vistoria
Não esqueça de levar
Verifique quais documentos abaixo se encaixam à sua locação e entregues-os juntamente com as chaves, na data agendada:
-
Última conta de luz, gás e água, se eventualmente não foram enviadas no início do processo
Na data e horário agendados, preferencialmente você deverá comparecer para efetivar o encerramento, ou ainda, algum representante munido de uma das procurações já mencionadas.
Todos os pertences do imóvel, tais como: chaves, controles remoto, cartões de garagem e de carrinho de supermercado, chave da caixa de correio, etc., entregues no início da locação, deverão ser devolvidos em bom estado de conservação e funcionamento.A Vistoria Final será realizada para apuração de eventuais avarias ou danos
TODOS OS CUIDADOS VERIFICADOS? VAMOS PARA A ETAPA 5
ETAPA 5.0 – PÓS VISTORIA
5.1 - Luz, água e gás
Após vistoria realizada e todos os itens do imóvel testados, você receberá um documento de rescisão para retirar as contas de seu nome e voltá-las ao proprietário.
5.2 - Acerto final e avarias
Aluguel e encargos serão devidos até a data da efetiva Devolução das Chaves e serão cobrados através do documento de rescisão junto à você ou à seguradora.
Será de responsabilidade do locatário o pagamento do conserto de eventuais avarias apuradas, bem como o aluguel e encargos do período que for necessário para que tais reformas e/ou consertos sejam finalizados.
Caso seja necessário realizar algum reparo de sua responsabilidade, será realizado 03 orçamentos e cobrado o de menor valor somado a uma multa de 10%, além dos dias necessários para execução dos reparos.
A multa é referente aos orçamentos, acompanhamento e vistoria final junto ao prestador de serviço.
5.3 - Resgate das garantias
A liberação da garantia da locação será efetuada somente mediante quitação ou abatimento de todos os débitos de aluguéis, encargos e avarias e dentro dos prazos e regras da Cia. de Seguros.
UFA, TUDO FINALIZADO. CONFIRA ABAIXO UM RESUMO NO NOSSO CHECKLIST
Checklist da devolução do Imóvel
Confira abaixo os itens necessários para você devolver o imóvel com tranquilidade e segurança:
• Verificar contrato de locação;
• Checar se trata-se de aviso prévio ou multa rescisória;
• Enviar por e-mail as contas de luz e se, se houver, gás e água;
• Deixar o imóvel em ordem;
• Providenciar pintura;
• Agendar data para desocupação;
• Entrega de Documentos;
• Devolução das Chaves;
• Resgate de Garantias;
Foi um prazer tê-lo(a) como nosso(a) cliente e obrigado por permitir que nossa empresa fizesse parte de um pedacinho da sua história. A equipe MM Imóveis agradece pela preferência!